A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69705

Palavras-chave:

escolarização-desenvolvimento, formação de professores, práticas pedagógicas.

Resumo

O artigo discute questões relacionadas à escolarização de estudantes com deficiência múltipla e como a atuação docente pode colaborar para a aprendizagem e o desenvolvimento. Para tanto, problematiza a respeito da formação docente para a atuação no cenário educacional na perspectiva da educação inclusiva. Esses aspectos são discutidos a partir de dados de duas pesquisas cujos sujeitos são docentes e seus estudantes com deficiência múltipla. Em ambos os estudos, foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo que em um realizou-se pesquisação e outra pesquisa do tipo etnográfica. Como principais resultados, destacamos: a necessidade de que haja maior investimento em iniciativas institucionais para a formação de profissionais da educação de acordo com os desafios presentes no cotidiano escolar; a complexidade das práticas pedagógicas com estudantes com esse tipo de deficiência; dificuldade na efetivação de trabalho colaborativo na prática pedagógica com esse público; necessidade de efetivação da escolarização para além do acesso, colaborando para o desenvolvimento dos sujeitos.

Biografia do Autor

Maíra Gomes de Souza da Rocha, UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade, UFRRJ, Instituto Multidisciplinar.

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

ROCHA, Maíra Gomes de Souza da. A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 689–703, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69705. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69705. Acesso em: 13 jul. 2024.