EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. ago. 2021.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Educação Especial: um direito assegurado. Livro 1. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2015a.
CORDEIRO, K. M.; SOUZA. I. M. da S. de; COSTA, R. P. Mídia e educação em direitos humanos: novos tempos, novos desafios. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, v. 30, n. 41, p. 1-16, 2022.
CORDEIRO, K. M. Práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e da consciência morfológica na alfabetização. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2021.
DECLARAÇÃO DA ONU. Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com Deficiências. Brasília, 2006.
DINIZ, D.; BARBOSA, L; SANTOS, W. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. SUR. Revista Internacional de Direitos Humanos (IMPRESSO), v. 6, p. 12-24, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LAPLANE, A. L. F.; CAIADO, K. R. M.; KASSAR, M. C. M. As relações público-privado na educação especial: tendências atuais no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 40-55, 2016.
MAIOR, I. M. M. de L. Quem são as pessoas com deficiência: o novo conceito trazido pela Convenção da ONU. Revista Científica Virtual ESA OAB/SP, outubro de 2015.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, set./dez. 2006.
MEYER, A.; ROSE, D. H.; GODON, D. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.
PAIVA. C de. O processo de avaliação e encaminhamento de alunos com deficiência intelectual para o atendimento educacional especializado. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) PPGEduc/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017.
PLETSCH, M. D. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento: Diálogos em Educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, 2020.
PLETSCH. et al. (org.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. Campos dos Goytacazes (RJ): Encontrografia; Rio de Janeiro: ANPEd, 2021. (Coleção Acessibilidade e Desenho Universal na Educação).
ROSE, D. H., HASSELBRING, T. S., STAHL, S., E ZABALA, J. (2005). Assistive technology and universal design for learning: Two sides of the same coin. CITISEER, 1, 507-518.
SASSAKI, R. K. As sete dimensões da acessibilidade. 1. ed. - São Paulo: Larvatus Prodeo, 2019. 200 p.
SOARES, C. L; FRAGA, A. B. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 77–90, 2016. Disponível em: ttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887. Acesso em: 10 ago. 2022.
SOUZA, I. M. da S. de; PLETSCH. M. D.; SOUZA, F. F. Livro didático digital acessível no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 51, 2020 PPGE/UNESA. Rio de Janeiro.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexada em:








Realização:



