MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem musical, Educação Musical Inclusiva, Autismo.

Resumo

O objetivo principal deste artigo foi investigar a relevância dos laços afetivos na educação musical de crianças autistas. Em vista disso, serão apresentadas três atividades musicais no decorrer deste trabalho denominadas “Jogo de imitações”, “Jogo da memória” e “Paisagem sonora”. Essas atividades foram elaboradas para enfatizar claramente os laços afetivos desenvolvidos entre a professora e as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir do esboço e da discussão em torno dessas três atividades musicais, foi possível perceber que os laços afetivos entre a professora e as crianças foram importantes durante a mediação das atividades, e que a relação afetiva auxiliou na aprendizagem musical das crianças autistas. Enfatizamos a importância da elaboração e realização de atividades musicais baseadas no afeto, assim como a atenção às particularidades das crianças dentro do espectro autista, podendo assim colaborar para uma aprendizagem adaptada incentivando o desenvolvimento musical e uma educação musical mais inclusiva. Além disso, esperamos incentivar os professores de música e de outras áreas a desenvolver práticas inclusivas com crianças que apresentam necessidades específicas por meio de atividades baseadas no afeto.

Biografia do Autor

Michelle Batista Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Licenciada em música pela universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral, Brasil.

Área de interesse: educação musical inclusiva e cognição.

Adeline Stervinou, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral, Brasil.

música licenciatura

Área: cognição

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

SANTOS, Michelle Batista; STERVINOU, Adeline. MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 865–883, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69663. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69663. Acesso em: 16 abr. 2024.