O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial Inclusiva, Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado, Prática Docente

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento complexo que se caracteriza por déficits na comunicação oral e em habilidades para desenvolver, manter e compreender os relacionamentos sociais. Em virtude dessas dificuldades, tanto a família quanto a escola são convocadas a se mobilizarem para atender às necessidades da criança autista. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações produzidas entre os anos de 2016 e 2021, que abordam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado aos alunos com TEA matriculados na Educação Infantil (EI), cujo foco é a percepção dos professores sobre o trabalho que desenvolvem com alunos autistas. A coleta de dados foi realizada em três bases: 1) Banco de Teses e Dissertações da CAPES; 2) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT); e 3) Google Scholar. Foram encontradas, inicialmente, 865 publicações. Aplicados os critérios de inclusão e de exclusão, restaram 16 estudos, que foram analisados na íntegra. Os resultados evidenciam o despreparo e a insegurança dos professores em relação ao trabalho com alunos autistas. Chegou-se à conclusão de que, para que a inclusão realmente ocorra, não basta assegurar as matrículas dos alunos com TEA no ensino regular. Sem a adequação curricular, o planejamento educacional individualizado, os recursos pedagógicos específicos e, principalmente, a formação contínua de professores, a inclusão não se concretiza.

Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo - USP

Doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Tatiana Lemes de Araújo Batista, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Mandaguari-PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Jhonatan Phelipe Peixoto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Mediador da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAETANO, Luciana Maria; BATISTA, Tatiana Lemes de Araújo; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 774–796, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69643. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69643. Acesso em: 29 mar. 2024.