O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Libras, Professor surdo, Ensino Superior, Educação Especial.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar os desafios enfrentados por docentes surdos no ensino remoto emergencial em uma universidade pública, e identificar quais foram as práticas educacionais adotadas durante este período. A pesquisa tem caráter qualitativo e desenvolve um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online, com questões mistas (abertas e fechadas) traduzidas para Libras. Participaram do estudo sete docentes surdos de idades entre 30 a 51 anos, atuantes no ensino superior. Os dados coletados foram analisados e distribuídos em três eixos de análise: Apoio da Instituição e as relações de trabalho; Desafios encontrados durante o ensino remoto; Estratégias utilizadas para a superação dos desafios. Os resultados apontam que os participantes enfrentaram inúmeros desafios durante a pandemia, não somente impostos pela diferença linguística, mas também pelo isolamento social, em que as interações face-a-face, tão necessárias para os surdos, se tornaram ainda mais escassas, tornando o ensino complexo. O despreparo para atuar de maneira remota foi iminente e soma-se ao fato a dificuldade de acesso aos conteúdos de formação, que são desenvolvidos normalmente para docentes ouvintes. Apesar dos desafios encontrados, os docentes não pouparam esforços para encontrar estratégias de ensino que melhor se adequassem às suas necessidades, na busca de garantir a continuidade do ensino. O estudo nos leva a refletir sobre a qualidade da acessibilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem, e o nível de acesso que os docentes surdos possuem quanto às orientações e formações por parte das instituições de ensino.

Biografia do Autor

Ana Nathália Machado Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

PEREIRA, Ana Nathália Machado; FERREIRA DOS SANTOS, Lara. O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 826–846, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69384. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69384. Acesso em: 18 abr. 2024.