INDICADORES EDUCACIONAIS DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS NA PANDEMIA DO COVID-19 EM NOVA IGUAÇU/RJ

ALINE PIMENTA BAZILIO TOMAZ, ALBA VALÉRIA VARGAS RODRIGUES, SIMONE FERNANDES GONÇALVES, VANIA DAS GRAÇAS SILVA MACHADO VIANA

Resumo


Este trabalho aborda um estudo em dados obtidos do censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para resposta educacional à pandemia do Covid-19 no Brasil. A compreensão dos termos censo e indicadores veio a partir de Jannuzzi (2001) e Sass (2012). Sendo assim, os indicadores sociais apontam para o papel da escola em orquestrar a dimensão multilateral como rede de apoio que se dá tanto no âmbito privado/micro com a família quanto ao ambiente mesmo da própria escola, quanto na esfera pública e macro das ações intersetoriais entre saúde e educação. Selecionamos Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio de Janeiro para sabermos como as políticas públicas desse município se organizaram na promoção das aulas remotas a fim de colhermos dados sobre o uso de tecnologias durante esse período. Através de análise qualitativa dos dados segundo Bardin (2016), realizamos a investigação utilizando os recursos de filtro do Microsoft Excel, aplicativo em que a base de dados foi disponibilizada, para chegarmos as informações desejadas. Ao concluirmos, ficou claro a importância do acesso livre das bases de dados sobre o tema, das ferramentas digitais e computacionais para as aulas remotas, assim como para a realização desses estudos.


Palavras-chave


Covid-19; Ensino Remoto; Indicadores Educacionais; Tecnologias.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69263

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e-ISSN: 2359-6856

 


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