TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Resumo
Este estudo objetivou em analisar a utilização de tecnologia assistiva no processo de inclusão de um aluno com paralisia cerebral na educação infantil, em uma escola municipal da cidade de Japaraíba – Minas Gerais, como possibilidade viável de inclusão escolar, apresentando-se como tema relevante para o aprofundamento acadêmico e social. O percurso metodológico ocorreu a partir da pesquisa social de natureza qualitativa, compreendendo as possibilidades de obter novos conhecimentos e reflexões sobre um assunto e/ou temática, utilizando-se da observação pedagógica in loco. Dessa forma, pode-se destacar a urgência de romper com quaisquer barreiras que não vislumbre um acesso digno ao ambiente escolar a todas as crianças, respeitando-lhes suas singularidades, destacando o incentivo à formação inicial e continuada que possa motivar e capacitar os profissionais da educação a trabalhar com a educação especial e inclusiva, conhecendo novas metodologias e tecnologias assistivas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABPC. Associação Brasileira De Paralisia Cerebral, 2015. Disponível em: https://paralisiacerebral.org.br. Acesso em: 13 de jun. 2022.
BERSCH, Rita. Tecnologia Assistiva. 2017. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 08 jul. 2022.
BLECK, E. E. Orthopedic management in cerebral palsy. Oxford: Blackwell Scientific, 1987.
BRASIL. Emenda Constitucional n°53, de 19 de dezembro de 2006. Brasília. Dez. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc53.ht m#art1.Acesso em jul. 2021.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação- PNE e dá outras providências. Brasília. Jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.go v.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em jul. 2021.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cciv il_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: jul. 2021.
Brasil. Lei nº 13.146/2015, de 06 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 7 jul. 2015. P. 2. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http:// www.plan alto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 14 jul.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: jul. 2021.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição Da República Federativa Do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 de jul. de 2022.
DAVID, Lilian. CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O ensino colaborativo como facilitador da inclusão da criança com deficiência na educação infantil. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente- SP. V. 25, n. 2. P. 189 a 209, maio/ago. 2014.
FRANCO, Marco Antônio Melo; GUERRA, Leonor Bezerra. O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial, vol. 28, núm. 52, maio-agosto, 2015, pp. 311-323 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIROTTO, Paula. O que é Paralisia Cerebral. 2017 Disponível em: https://drapaulagirotto.com.b r/o-que-e-paralisia-cerebral/. Acesso em jul. de 2021.
HERTHER, Daiana Seffri; GERZSON, Laís Rodrigues; ALMEIDA, Carla Skilhan de. Fase da lesão cerebral e o diagnóstico cinético- funcional de sujeitos com paralisia cerebral. ConScientiae Saúde, vol. 18, núm. 3, pp. 352-365, 2019.
LINO, Thaís Breternitz; MARTINEZ, Luciana Bolzan Agnelli; BOUERI, Iasmin Zanchi and LOURENCO, Gerusa Ferreira. Effects of the Use of Assistive Technology Devices to Promote Independence in Daily Life Activities for a Child with Cerebral Palsy. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.35-50. Epub Feb 21, 2020.
MANTOAN, M, T, E. Inclusão: Escolar o que é? Por quê? Como fazer? Disponível em:https://www.google.com/search?q=maria+teresa+egler+mantoan+inclus%C3%A3o+escolar&oq=maria+teresa+egler+&aqs=chrome.2.69i57j46j0l2.12015j0j4&client=ms-android-lge-rvo3&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8. Acesso em jul. de 2021.
PIRES, Nídia. Paralisia Infantil. 2020. Disponível em: https://www.dranidiapires.com.br/#: ~:text=A%20espasticidade%20%C3%A9%20uma%20manifesta%C3%A7%C3%A3o, %C3%A9%20uma%20causa%20da%20espasticidade. Acesso em 08 jul. 2022.
RIBEIRO, Dilson Ferreira. Alunos com paralisia cerebral podem aprender matemática: uma reflexão que desmistifica o paralisado cerebral como deficiente intelectual. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://funes.uniandes. edu.co/19230/1/Ferreira2017Alunos.pdf. Acesso em 08 jul. 2022.
UNESCO. Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 2018. Disponível em: https://www.mpap.mp.br/promot orias/criminais/6-criminal-2?view=article&id=6828:declaracao-salamanca-necessidades-espe ciais&catid=16. Acesso em 08 jul. 2022.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexada em:








Realização:



