O DOMINÓ COMO RECURSO NA ADAPTAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SÍNDROME DE DOWN
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais Matemática: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, 1998.
CEBALOS, Najara Moreira; MAZARO, Renata Arantes; Zanin, Ms. Mariangela. A importância do universo lúdico para crianças com Síndrome de Down. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 17 - Nº 168 - Maio de 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2022.
COPETTI, Jocilaine Veiga; MACHADO, Járci Maria. Como desenvolver o raciocínio lógico matemático no aluno com Síndrome de Down. Revista Científica – Multidisciplinar, UNIMEO. n. 1, 2007. Assis Chateaubriand, Pr: UNIMEO, 2007, p. 241. Disponível em: < http://unimeo.com.br/admin/control/files/revista/15935468025efb98320c06c.pdf#page=52>. Acesso em: 03 jun. 2022.
ESCAMILLA, Sylvia Garcia. El niño con Síndrome del Down. México: Diana, 1998.
GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria. A aprendizagem da Matemática em ambientes informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasília
, 1998. Disponível
em:. Acesso em: 05 jun. 2022.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13.ed. São Paulo: Summus, 1992. p.47-74.
LOPES, Ana Eliza Machado; POZZOBON, Marta Cristina Cezar. Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e
Disponível em: < http://grupomagister.com.br/uploads/biblioteca/tcc/psicologia/2017/TCC/TCC%20-%20Karolyne%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2022.
RAPPAPORT, Clara Regina. Modelo piagetiano. In RAPPAPORT; FIORI; DAVIS. Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais - Vol. 1. EPU: 1981. p. 51-75.
PACHECO, Wellem Dos Santos; OLIVEIRA, Marinalva Silva. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com síndrome de Down: representações sociais de mães e professoras. Ciências & Cognição, v. 16, n. 3, 2011.
PASSOS, Éderson Oliveira; TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de
Sociedade, v. 05, cd. Especial, abr., 2019, artigo n° 1145. Disponível em: < https://doaj.org/article/fb633f83d13a47ef868165a986dfdaad>. Acesso em: 15 jun. 2022.
LEITE JR., Geraldo Mendes. Fundamentos de Raciocínio Lógico Matemático. 2009.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo - SP: Atual, 1998.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo, Cortez, 2015.
OLIVEIRA, Karolyne de Araújo. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down. 52f. 2017. Monografia (Bacharel em Psicologia) – Curso de Psicologia - Faculdade de Ensino Superior do Piauí, Piauí, 2017.
professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2018, v. 99, n. 251, pp. 172-188. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2022.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. 1976.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 6ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. São Paulo: Editora Memnon. 2003.
SILVA, Maria do Carmo Lobato da; OLIVEIRA, Marinalva Silva. Concepção dos professores sobre a apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2022.
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; NASCIMENTO, Deisiane Aviz. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 9set/dez, p. 121-140, 2018.
SOUZA, Selete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 1., JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, 4., SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS”, 13., 2007, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2022.
VOIVODIC, Maria Antonieta M. A. Inclusão escolar de crianças com síndrome de down. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
VYGOSTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fortes 5ª Ed. 1996.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68748
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexada em:








Realização:



