A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de professores, Ensino de Ciências.

Resumo

Este estudo buscou conhecer e analisar a formação de professores de Biologia, Física e Química e como eles têm trabalhado o ensino dessas ciências com os seus alunos da Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Os dados foram gerados a partir do uso de um questionário semiestruturado com 25 professores da área de Ciências da Natureza de escolas públicas de ensino médio no interior e na capital do Ceará, os quais resultaram em três categorias de análise referentes à formação docente, à aproximação profissional e ao ensino-aprendizagem de Ciências no contexto da Educação Especial. Os professores indicaram que não estudaram sobre Educação Especial na graduação, resultando em dificuldades nas suas práticas pedagógicas para ensinar aos alunos dessa modalidade de ensino. As escolas nem o sistema de ensino ofertam formação continuada para os professores relacionada à Educação Especial, havendo maior presença de alunos surdos e com deficiência intelectual nas turmas que os professores lecionam. Defende-se, portanto, a necessidade de que os cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química passem a contemplar em seus currículos discussões sobre Educação Especial de forma articulada à essas ciências, permitindo que os professores possam, de fato, trabalhar o ensino de Ciências em uma perspectiva inclusiva junto a esses alunos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-Doutor em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutor em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL), Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Especialista em Ensino de Química, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais e Educação Especial e Inclusiva. Licenciado em Química (UESPI) e Pedagogia (UNINOVE). Membro do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Coordenador de Disciplinas e Professor no Curso de Especialização lato sensu EDUCAÇÃO ESPECIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UFRRJ/CECIERJ.

  

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA). Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC) e Licenciado em Química (IFCE - Iguatu).

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

SILVA, Rafael Soares; SILVA, Wanderson Diogo Andrade da. A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 797–812, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.68560. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/68560. Acesso em: 18 abr. 2024.