A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560Palavras-chave:
Educação Especial, Formação de professores, Ensino de Ciências.Resumo
Este estudo buscou conhecer e analisar a formação de professores de Biologia, Física e Química e como eles têm trabalhado o ensino dessas ciências com os seus alunos da Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Os dados foram gerados a partir do uso de um questionário semiestruturado com 25 professores da área de Ciências da Natureza de escolas públicas de ensino médio no interior e na capital do Ceará, os quais resultaram em três categorias de análise referentes à formação docente, à aproximação profissional e ao ensino-aprendizagem de Ciências no contexto da Educação Especial. Os professores indicaram que não estudaram sobre Educação Especial na graduação, resultando em dificuldades nas suas práticas pedagógicas para ensinar aos alunos dessa modalidade de ensino. As escolas nem o sistema de ensino ofertam formação continuada para os professores relacionada à Educação Especial, havendo maior presença de alunos surdos e com deficiência intelectual nas turmas que os professores lecionam. Defende-se, portanto, a necessidade de que os cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química passem a contemplar em seus currículos discussões sobre Educação Especial de forma articulada à essas ciências, permitindo que os professores possam, de fato, trabalhar o ensino de Ciências em uma perspectiva inclusiva junto a esses alunos.
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