Gênero e sexualidade na bncc: possibilidades para implemenação da disciplina educação para sexaulidade na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65331

Palavras-chave:

Gênero e Sexualidade, Currículo, Orientação sexual

Resumo

Neste artigo, propõe-se a inserção da disciplina “Educação para sexualidade” como componente facultativo do currículo da Educação Básica, tendo como ponto de partida o negacionismo das discussões sobre gênero e sexualidade na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visto que na última versão do documento o termo foi eliminado, o que tem dificultado as instituições de ensino de criarem estratégias que possibilitem a inserção dessa temática no ambiente escolar. É a partir dessa omissão acerca do conceito de gênero e sexualidade que essa pesquisa foi desenvolvida, tendo como marco o questionamento: qual(is) a(s) possibilidade(s) de inserir a Educação para sexualidade - EPS como componente curricular eletivo na Educação Básica? O intuito deste estudo é apresentar uma Proposta Curricular para incluir a temática acerca da Educação para a sexualidade como uma disciplina na parte diversificada do currículo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa que usou como técnica a análise documental, o fichamento cronológico como instrumento de constituição dos dados, e a análise do “corpus” para as etapas da Tríade metodológica, ambos os procedimentos fazem parte do Método Pragmático: da construção à [re]construção dos dados (ARAÚJO, 2021). Teoricamente, os dados foram analisados e embasados em autoras como Louro (1997; 2000; 2008), Sabat (2001) e Butler (2014). Ao final, o estudo confirmou a omissão dos conceitos de gênero e sexualidade na atual BNCC, porém, viabilizou a criação de uma Proposta Curricular como estratégia para implementar discussões que contemplem as inquietações acerca de gênero e sexualidade nas turmas da Educação Básica.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná


Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM). Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Discente do curso de Especialização em Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO). Professor da Educação Básica no município de Itamari, Bahia.

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

ARAÚJO, Luiz Carlos Marinho de. Gênero e sexualidade na bncc: possibilidades para implemenação da disciplina educação para sexaulidade na educação básica. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 263–286, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65331. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65331. Acesso em: 24 abr. 2024.