Questões de gênero e sexualidade para todas/todos: discussão e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65330

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Deficiência visual, Formação docente, Jogo didático

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as questões de gênero e sexualidade associadas à inclusão de pessoas com deficiência visual, a partir de um jogo didático realizado com estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Além disso, levantamos o debate sobre a necessidade de discutir a diversidade e diferença no âmbito da formação inicial dos professores de Ciências. Nesse sentido, a pesquisa contou com dois momentos: o primeiro foi o processo de construção do jogo didático inclusivo; e o segundo momento se caracterizou pela discussão acerca da jogabilidade desse material didático e da importância desta temática na formação inicial docente, através da técnica de grupo focal. Discutir sobre as diferenças (físicas, sexuais, de gênero etc.) na escola, especialmente com deficientes visuais, é buscar uma transformação na sociedade, a fim de que haja inclusão plena no espaço físico escolar, a partir de uma educação adequada e adaptada a todas/todos. Ao final, conclui-se que apesar dos avanços legais e da maior visibilidade do movimento de inclusão, ainda há uma lacuna na formação inicial docente que precisa ser preenchida com temáticas que abranjam as diferenças entre os sujeitos, resultando em práticas pedagógicas que compreendam e atendam às diferenças.

Biografia do Autor

Jéssica Gomes das Mercês Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Licendiada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Educação pela UESB.

Patrícia Machado Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista

Professora de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Possui Graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2013). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Cruzeiro (2016). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, Pós-graduada em Ensino de Biologia também pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduada em Mídias da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia( 2017). Pós-graduanda em Gênero e Sexualidade na educação pela Universidade Federal da Bahia ( UFBA).

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

COSTA, Jéssica Gomes das Mercês; MOREIRA, Patrícia Machado. Questões de gênero e sexualidade para todas/todos: discussão e inclusão. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 244–262, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65330. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65330. Acesso em: 18 abr. 2024.