“Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65322

Palavras-chave:

Arte-educação, pedagogia macunaímica, cultura popular

Resumo

Este relato de experiência traz algumas vivências pessoais e profissionais de seus autores/as, as quais foram reconhecidas como inspiradas pelo sonho de uma identidade nacional diversificada, inventiva, brincante e pós-colonial, na esteira do que idealizou e colocou em prática Mário de Andrade no contexto do movimento modernista brasileiro. Tem o objetivo de produzir um atravessamento dessas questões sobre suas práxis. A primeira autora, como educadora e pesquisadora atuando na formação de professores/as por meio das temáticas da diversidade, da cultura popular e da valorização da infância, e o segundo autor, dramaturgo com atuação voltada no desenvolvimento de projetos educacionais não-escolares, buscam trazer elementos que apontam caminhos e endossam o que denominam uma pedagogia macunaímica, através da inseparabilidade entre arte, ludicidade, cultura popular e operária. Como metodologia optou-se pelo memorial, como relato de experiência dos/as narradores/as perpassado pela história-cultural a qual estão inseridos/as. A reflexão atenta para traços de experiências marcadas pela luta, pela utopia e o potencial de transformação de iniciativas libertárias e macunaímicas nos espaços públicos, no campo da arte e da educação.

Biografia do Autor

Juliane Odinino, Faculdade Municipal de Palhoça

Cientista social e mestre

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

ODININO, Juliane; SEVERO, Takashi. “Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 165–183, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65322. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65322. Acesso em: 23 abr. 2024.