“Jonas e o circo sem lona”: entre o circo e a escola, olhar uma infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65310

Palavras-chave:

infância, cinema, educação, civilização

Resumo

Sabe-se que escola é uma invenção moderna, um projeto de civilização com vistas a homogeneizar o mundo, embranquecendo-o por meio da ‘naturalidade’ da cultura europeia, de seus modos de conhecer, ver e viver. Mas, a vida sempre vaza: um circo sem lona, no quintal de casa, convida a artistarmos uma escola sem paredes, a outrar a cultura escolar. A proposta é vazar a tela da vida escolarizada/civilizada por meio do encontro com o filme “Jonas e o circo sem lona” (2015), que nos convida a uma desaprendizagem do olhar a infância e a escola, contagiando-a, sem folclorizar ou exotificar, de vida saberes populares, brasileiros e nordestinos. Nesse artigo, foi utilizado o cinema como um campo de produção de dados desenvolvidos a partir de uma etnocartografia de tela. Assim, foi possível transver a infância como um posicionar-se intensivo no mundo em agenciamento com a pluralidade heterogênea de práticas que a compõem.

Biografia do Autor

Sara Reis Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Psicologia (UFS); Bolsista de Iniciação cientifica (PIBIC/CNPq)

Marcos Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Cinema da UFS

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFS

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

TEIXEIRA, Sara Reis; MELO, Marcos Ribeiro de; VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de. “Jonas e o circo sem lona”: entre o circo e a escola, olhar uma infância. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 111–133, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65310. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65310. Acesso em: 20 abr. 2024.