Virando de ponta a cabeça: inspirações decoloniais para uma pedagogia com as infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65288

Palavras-chave:

Educação Infantil, Adultocentrismo, Pedagogias decoloniais

Resumo

O presente artigo coloca em discussão movimentos teóricos, políticos e pedagógicos que interrogam a pedagogia sustentada por lógicas adultocêntricas de negação das infâncias, sobretudo, das infâncias das classes populares. O diálogo propõe um convite a um ato antropofágico de incorporar as lutas e rebeldias que as crianças produzem, formas de transgredir e subverter a lógica da colonização adulta do ser, do saber e do poder, o que implica na subversão da pedagogia, a virando de “ponta a cabeça”. Trata-se de discutir os fundamentos epistemológicos e de propostas político-pedagógicas constituídas a partir das pedagogias dos oprimidos, e isso, nos leva a aprofundar a análise nas estruturas fabricadas pela nossa herança colonial. Neste caminho, nos inspiramos em algumas obras de Ana Lúcia Goulart de Faria que nos mobiliza na reinvenção da educação das infâncias num rompimento radical com a pedagogia do capital. Conclui-se que é urgente e necessário problematizar as raízes coloniais de nossas referências teóricas, políticas e éticas na educação das crianças, avançando na visibilização das pedagogias decoloniais, na radicalidade da afirmação da educação das infâncias como prática de liberdade.

Biografia do Autor

Nayara Alves Macedo, Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP), Mestre em Educação (UERJ/FFP). Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) e em Psicopedagogia (FAMATH).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II, no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Pablo Luiz de Faria, Colégio Pedro II

Pedagogo graduado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Ensino Básico, Técnico-Tecnológico atuando no Centro de Referência em Educação Infantil - Realengo do Colégio Pedro II (CREIR) , desde março de 2014.

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

MACEDO, Nayara Alves; FARIA, Pablo Luiz de. Virando de ponta a cabeça: inspirações decoloniais para uma pedagogia com as infâncias. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–110, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65288. Acesso em: 16 abr. 2024.