A herança marioandradiana: fonte de inspiração para pesquisas decolonizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65285

Palavras-chave:

Educação, Infâncias, Parque infantil, Escola de Samba, Danças

Resumo

Este artigo apresenta os entrelaçamentos entre os meus trabalhos de conclusão de Curso, respectivamente a Graduação, o Mestrado e Doutorado em Educação (PAULA 2003; 2012; 2019), com o objetivo de pensar a Pedagogia da Infância para além dos espaços educacionais formais. Destaco que uma das premissas dos desdobramentos destes estudos foi a obra da pesquisadora Ana Lúcia Goulart de Faria (2002), sobre os Parques Infantis da capital paulista  de 1935 a 1938, proposta essa implementada por Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Os três trabalhos por mim elaborados são de caráter qualitativo, sendo que as metodologias empregadas foram pesquisa histórica, bibliográfica e uma etnografia. As investigações tiveram como principais campos teóricos a Pedagogia, os Estudos Sociais da Infância, e a Antropologia.  Como ponto de convergência, os dados produzidos mostram que a linguagem corporal é uma das mais importantes formas de expressão, e que as manifestações das culturas populares, como a dança, a música e o canto são potencializadores dessa linguagem.

Biografia do Autor

Roberta Cristina de Paula, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Campinas-SP. Doutora em Educação pela FEUSP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Corpinfância (FEUSP) e GEPEDISC (FE UNICAMP) Dançarina Popular

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

PAULA, Roberta Cristina de. A herança marioandradiana: fonte de inspiração para pesquisas decolonizadoras. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 54–73, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65285. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65285. Acesso em: 28 mar. 2024.