Mário de Andrade: turista aprendiz em terra arrasada, da Amazônia a São Paulo, até dizer chega

Marcia Aparecida Gobbi, Joseane Búfalo

Resumo


O objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões sobre os tempos atuais em determinadas regiões brasileiras articuladas a algumas impressões presentes em textos de Mário de Andrade, sendo eles: seu diário de viagens denominado O Turista Aprendiz, o conto “Primeiro de Maio” e excertos de cartas conjugadas com fotografias feitas por Mário de Andrade e outras, recentes, de textos jornalísticos e sites livres. Sem a pretensão de apresentar discussões teóricas sobre uso de imagens, elas nos servem como inspirações para pensar sobre e a partir de diferentes temporalidades. Ao comemorarmos 100 anos da Semana de Arte Moderna, reunimos brevemente aspectos da obra de Mário além da Semana, que se oferece como fundamental para os desdobramentos posteriores em sua obra literária e política. O que é possível pensar neste quase um século de viagens e 100 anos de Semana de Arte Moderna? Trata-se de “uma” semana de arte entre tantas outras possibilidades em curso para abordar arte moderna no país. São registros em formas de cenas sem a pretensão de cobrir todo o pensamento andradino e nem mesmo os acontecimentos mais recentes. Por ora, provocar pensamentos a partir das transformações históricas em médio e curto períodos é nosso objetivo.

Palavras-chave


Mário de Andrade; Cidade; Semana de Arte Moderna; Desigualdades sociais; Turista Aprendiz

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, ARACY. As artes plásticas na semana de 22. São Paulo: Perspectiva, 1989.

ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Brasília: Iphan, 2015.

ANDRADE, Mário de. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Record, 1981.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas. São Paulo: Círculo do Livro, 1976.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987.

ANDRADE, Mário de. O Movimento Modernista. In: ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5 ed. São Paulo: Martins, 1974.

BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.114-119.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1995, p.197-221.

BUFALO, Joseane. Nem só de salário vivem as docentes de creche: em foco as lutas do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas (STMC 1988-2001). 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas,2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IANNI, Octávio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004.

JUCÁ, Beatriz. Duas crianças yanomami mortas, sugadas por uma draga da exploração ilegal de minério. El País Brasil, 15 out. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-10-16/duas-criancas-yanomami-mortas-por-uma-draga-de-exploracao-ilegal-de-minerio-diante-da-omissao-do-governo.html#:~:text=No%20dia%2012%20de%20outubro,nadar%20e%20sobreviver%20ao%20rio. Acesso em: 12 dez. 2021.

LOPEZ, Telê Ancona. O Turista Aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 2. p. 135-164, jul.-dez. 2005.

MORAES, Marcos Antonio de. Orgulho de jamais aconselhar: a epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Edusp/ Fapesp, 2007.

VAZ, Sérgio. Do sarau da Cooperifa à Semana de Arte Moderna da Periferia. Portal Vermelho, 19 out. 2007. Disponível em: https://vermelho.org.br/2007/10/19/do-sarau-da-cooperifa-a-semana-de-arte-moderna-da-periferia/. Acesso em: 30 jan. 2022.

ZIZEK, Slavoj. A ômicron e o que nos faz tolerar o intolerável. In: Outras Palavras. 10/12/2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/omicron-e-o-que-nos-faz-tolerar-o-insuportavel. Acesso em 02/02/2022.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65283

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: