Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65282

Palavras-chave:

modernismo, Mário de Andrade, educação, capitalismo, decolonidade

Resumo

Tendo como motes o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o movimento de “giro decolonial”, o ensaio se inspira em Macunaíma, rapsódia do modernista Mário de Andrade. De Macunaíma, texto e personagem chispam intuições para o desafiante compromisso de pensar o Brasil contemporâneo e a escola brasileira. Especificamente, desejamos destacar as potências que acompanham a trajetória do herói: a ausência de caráter, a preguiça e a aversão capitalista. Daí propormos uma Pedagogia macunaímica que se configura contrária aos rumos que o capitalismo vai impondo à escola e à sociedade. Sabemos que, sem mexer na estrutura do modelo econômico capitalista e no modo como o capital rentista se reproduz, não haverá verdadeira mudança e desenvolvimento econômico com equidade e inclusão de todos. Pois, não nos parece bom e honesto atrelar a escola a um projeto injusto e desumano, que gera riqueza para poucos e miséria e infelicidade para a maioria. O que nos resta fazer? Rejeitemo-lo! Contra a escola ocidental capitalista, que transforma o direito à educação em serviço a ser negociado, a pedagogia macunaímica é um salutar antídoto.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Conde Sangenis, UERJ

Doutor em Educação pela UFF, Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), Coordenador do Programa da Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ), Coordenador do Grupo de Pesquisa SERAPHICUS.

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 14–33, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65282. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65282. Acesso em: 26 abr. 2024.