Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, Julio Grappa. Pedagogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docente. Educação, v. 36, n. 2, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
CORAZZA, Sandra; DA SILVA, Tomaz Tadeu. Composições. Autêntica Editora, 2003.
DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume IV: estratégia, poder saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
KNIJNIK, Gelsa. Pesquisar em Educação Matemática na contemporaneidade: perspectivas e desafios. In: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 1-14, 2016.
LAGASNERIE, Geoffroy. A última lição de Michel Foucault. São Paulo: Ed. Três Estrelas, 2013.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
PETERS, Michael. Governamentalidade Neoliberal e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
RAJCHMAN, John. A política da revolta. In: RAJCHMAN, John. Foucault, a Liberdade da filosofia. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1987.
SARAIVA, Karla. Aprender Matemática para desenvolver o Brasil. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.20, n2, p.136-153, jul./dez. 2012.
SARAIVA, Karla. Novas geometrias no trabalho e na educação. In: Estudos Culturais e Educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões, p. 57-72, 2015.
VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, p. 179-217, 2000.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63464
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.