Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63461

Palavras-chave:

formação continuada de professores, ensino fundamental, práticas pedagógicas, relações de gênero, sexualidade

Resumo

A presente pesquisa busca analisar de que modo uma determinada experiência de formação continuada de professores sobre relações de gênero e sexualidade pode contribuir para novas práticas docentes. Dentro de uma abordagem materialista histórica e dialética e a partir de um roteiro semiestruturado, foram entrevistados nove profissionais que participaram de uma formação continuada sobre a temática em uma escola de educação básica na cidade de Tubarão/SC no ano de 2014. Os resultados indicam a incorporação de práticas pedagógicas críticas em relação aos binarismos de gênero, mas com pouca repercussão em atividades relacionadas à sexualidade.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

MARTINS, Aline Madalena; CRUZ, Tânia Mara. Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1203–1221, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63461. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63461. Acesso em: 19 abr. 2024.