Práticas escolares e poder disciplinar: relato de uma observação participante à luz do pensamento de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63460

Palavras-chave:

processo disciplinar, normalização, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo decorre de um estudo produzido a partir das práticas normativas observadas no cotidiano da escola. Dispõe por objetivo identificar quais e como os processos disciplinares de normalização são postos em movimento nas práticas pedagógicas de professores/as e gestores/as que atuam na educação escolar, tendo por subsídio os estudos do filósofo Michel Foucault. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo por lócus uma Escola Pública do Município de Montes Claros-MG. Como instrumento de coleta de dados, fizemos uso do método da observação participante. Durante nosso caminho investigativo, foi possível verificarmos algumas das maneiras por meio das quais a escola exerce constante vigilância e intervenção sobre os corpos, mediante vários dispositivos de poder em funcionamento em suas práticas diárias.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

MAGALHÃES, Sandy Aparecida Barbosa; NASCIMENTO, Rafael Baioni do. Práticas escolares e poder disciplinar: relato de uma observação participante à luz do pensamento de Michel Foucault. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1184–1202, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63460. Acesso em: 28 mar. 2024.