Por uma gestão do cuidado: problematizações acerca da gestão escolar e suas atualizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63459

Palavras-chave:

currículo, escola, gestão do cuidado, gestor Polícia

Resumo

Discutir a escola e a gestão escolar é mover-se atento nos fluxos da sociedade de controle, entendendo como os dispositivos de regulação operam nos tempos e espaços, produzindo determinados corpos alinhados a uma certa lógica econômica. O artigo propõe problematizar a escola e a subjetividade do gestor por ela produzida. Busca fazer um exercício genealógico, localizando a invenção da escola na modernidade e atualizações na contemporaneidade. Apresenta as modulações da racionalidade empresarial para a escola, que transforma o diretor em gestor. Envereda-se a traçar possibilidades de ser gestor por meio da ideia de “cuidado de si” desenvolvida por Foucault, como alternativa ao gestor-polícia da escola atual.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

CORRÊA, Mirele; CERVIL, Gicele Maria; SCHÜTZ, Monique Cristina Francener Hammes. Por uma gestão do cuidado: problematizações acerca da gestão escolar e suas atualizações. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1167–1183, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63459. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63459. Acesso em: 24 abr. 2024.