Uma perspectiva arqueológica da educação de jovens e adultos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63456Palavras-chave:
sujeito, historicidade, educaçãoResumo
Com relevantes contribuições em diversas áreas do conhecimento, Michel Foucault trouxe, em suas obras, importantes reflexões sobre os sujeitos e seus processos de constituição histórica dentro das relações estabelecidas entre poder, verdade e saber. Partindo da noção foucaultiana de sujeito, o presente trabalho configura-se como uma investigação de processos histórico-discursivos que interpelam a formação do Sujeito Estudante do Programa de Educação de Jovens a Adultos (EJA). Para tanto, foi construído um breve panorama histórico-documental sobre os movimentos de educação para jovens e adultos no Brasil, refletindo sobre a constituição do programa em sua relação com o público para o qual ele é direcionado. Com base em A Arqueologia do Saber, trazemos, portanto, de uma leitura atenta às possíveis regularidades encontradas na materialidade linguística na Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos (PCEJA). A identificação das possíveis regularidades é seguida de uma caracterização das superfícies de emergência de possíveis discursos e, posteriormente, são demarcadas as possibilidades e interdições que delimitam as margens de constituição do sujeito estudante da EJA através das exterioridades.Referências
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