A educação no encontro das diferenças: os brasileiros em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63453

Palavras-chave:

educação, integração, linguagem, migração

Resumo

O artigo analisa a interferência da variedade linguística entre o português brasileiro e o europeu nas experiências de imigrantes brasileiros em Portugal e qual a importância desse tema na elaboração de políticas de promoção da multiculturalidade, para além das políticas educacionais, naquele país receptor. A variante brasileira do idioma causa um conflito de alteridade que o nacional português traduz em práticas discriminatórias de diferenciação do imigrante brasileiro. Partindo de uma pesquisa exploratória e não probabilística, desdobrada em observação não participante, entrevistas individuais semiestruturadas, grupo focal e análise de conteúdo, conclui-se que o assunto deve constar nas políticas do Estado português de fomento à multiculturalidade e integração de imigrantes.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

RIBEIRO, Juliana Cardoso; ANJOS NETO, João Dantas dos; SILVA, Luis Arthur da Costa. A educação no encontro das diferenças: os brasileiros em Portugal. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1062–1078, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63453. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63453. Acesso em: 26 abr. 2024.