O currículo de história num contexto pós-moderno: uma síntese dialética da relação sujeito-saber
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63446Palavras-chave:
sujeito, epistemologia, currículo, ensino de história, pós-modernidadeResumo
O presente trabalho aborda a relação entre os sujeitos e os saberes que perfazem o currículo do ensino de história. A pesquisa toma como pano de fundo a perspectiva pós-moderna de sujeito visando a necessidade de pensar o currículo como espaço de disputas (Moreira e Silva, 1995) e, consequentemente, ter no ensino de história um lugar de apropriação epistemológica de sua condição histórica. Para tanto, fundamenta-se teoricamente em (Gabriel e Moreira, 2014), quando este trata dos conceitos de ensino de história como um campo de conhecimento com características epistemológicas próprias do contexto escolar. Nessa perspectiva, demonstrar-se-á a necessidade de o ensino de história convergir para sua prática pedagógica as contribuições da epistemologia e da didática (Penna, 2014) com o objetivo de afirmar sua função social.Referências
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