Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63435

Palavras-chave:

educação, mulheres, imprensa, vulgarização científica

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo realizar um estudo acerca da atuação da professora e periodista Francisca Senhorinha da Motta Diniz, no sentido de sua agência como estimuladora da educação e instrução para mulheres no século XIX. Neste período, outros espaços, para além do ambiente escolar, se incumbiram da tarefa de propagar a educação e a instrução para diferentes setores da sociedade, entre estes as mulheres. A imprensa foi um destes caminhos pelos quais conhecimentos de distintas áreas do saber puderam ser propagados. No caso estudado, buscamos analisar a seção “Noticiario” do periódico O Sexo Feminino, publicado em Campanha da Princesa (MG) entre 1873-1874, posteriormente no Rio de Janeiro, em 1875 e 1889, buscando compreender as principais ideias e discursos acerca da educação para mulheres.

Referências

BARBOSA, E. “Em busca de (in)formação: estratégias editoriais femininas na Corte (1852-1855)”. In: BESSONE, Tânia; RIBEIRO, Gladys; GONÇALVES, Monique de Siqueira; MOMESSO, Beatriz (Orgs.). Imprensa, livros e política no oitocentos. São Paulo: Alameda, 2018.

BASTOS, M. Leituras das famílias brasileiras no século XIX: o Jornal das Famílias (1863-1878). Revista Portuguesa de Educação, ano 1, v. 15, n. 002, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2002, p. 169-214.

BENSAUDE-VICENTE, B. Splendeur et décadence de la vulgarisation scientifique. Questions de Communication, Les culture des sciences en Europe, 17, 2010.

BUITONI, D. Imprensa feminina. São Paul: Editora Ática, 1986.

DUARTE, C. Imprensa feminina e feminista no Brasil – século XIX. Dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

GAGLIARDO, V. O papel pedagógico dos jornalistas no Rio de Janeiro oitocentista. Intellèctus, ano XIV, n. 1, 2015, p. 127-141.

_______________. Imprensa e civilização no Rio de Janeiro Oitocentista. 261 f. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2016.

GOMES, A.; HANSEN, P. "Apresentação - Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para a delimitação do objeto de estudo". In: GOMES, Angela de Castro et al.(Orgs.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GUIMARÃES, M. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Caminhos da historiografiav. 1, n. 1, 1988.

HAHNER, J. “Honra e distinção das famílias”. In. PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

LOPES, G. Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862). 165f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

MAIA, C.; SOUTO, B. “Mulheres em Pauta: a imprensa como território de disputas de imagens e direitos femininos”. In: RODRIGUES, Rejane et al. A história na imprensa, a imprensa na história. São Paulo: Paco, 2016.

O Sexo Feminino. A educação da mulher. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 1, 7 de setembro de 1873, p. 1. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/1>. Acesso em: 7 dez. 2020.

O Sexo Feminino. Emancipação da mulher. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 2, 14 de setembro de 1873, p. 1-2. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/5>. Acesso em: 7 dez. 2020.

NOTICIÁRIO. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 2, 14 de setembro de 1873, p. 4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/8>. Acesso em: 7 de dez. 2020.

NOTICIÁRIO. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 19, 20 de janeiro de 1874, p. 4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/76>. Acesso em: 13 jan. 2021.

O Sexo Feminino. A mulher no magistério. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 4, 27 de setembro de 1873, p. 1-2. Disponível online: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/13>. Acesso em: 9 dez. 2020.

O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 11, 15 de novembro de 1873, p. 3-4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/42>. Acesso em: 11 jan. 2021.

SANINE, P.; CASTANHEIRA, E. Explorando nexos entre a construção social da criança e as práticas de saúde. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, jan.-mar. 2018, p. 199-215.

MOREL, M.; BARROS, M. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PALLARES-BURKE, M. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Cadernos de Pesquisa, n. 104, jul. 1998, p. 144-161.

RODRIGUES, R.. “A educação como projeto político e intelectual pelo jornal Gazeta do Norte em Montes Calros. In: RODRIGUES, R. (Org.). A história na imprensa, a imprensa na história. São Paulo: Paco, 2016.

SÁ, D. A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

VERGARA, M. A Revista Brasileira: a vulgarização científica e a construção da identidade nacional na passagem da Monarquia para a República. Tese (Doutorado em História). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.

______________. Contexto e conceitos: história da ciência e "vulgarização científica" no Brasil do século XIX. Interciencia, v. 33, n. 5, mayo 2008a, p. 324-330.

Downloads

Publicado

17-11-2021

Como Citar

FRANÇA, Aline de Souza de Souza Araújo. Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 891–908, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63435. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63435. Acesso em: 20 abr. 2024.