Christine de Pizan e a educação de mulheres no alvorecer da modernidade

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DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63429

Palavras-chave:

educação, mulheres, Christine de Pizan

Resumo

Discussões sobre a figura da mulher, ou das mulheres, cresceram no campo da história nas últimas décadas, reforçando produções que repensaram o modo de contar sobre estas agentes históricas. Contudo, a relação de produção histórica em que se fabricavam significados por vezes indiferentes a tais atrizes modificou-se, passando estas últimas a fazerem parte do círculo dos temas atuais da academia. Propomo-nos, então, a trazer a reflexão sobre a educação feminina e as múltiplas significações que esta constrói a partir dos condicionantes associados à existência social da mulher. Neste sentido, será analisada a perspectiva sobre educação de mulheres de uma figura que debateu e compartilhou a cena com os estudiosos do início do século XV, Christine de Pizan (1364-1430), criada na corte francesa de Carlos V. Em A Cidade das Damas, a autora fez reivindicações em nome das mulheres, afirmando que a diferença e desigualdade entre homens e mulheres era relativa ao espaço que cada um recebia.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

SANTOS, Anna Beatriz Esser dos. Christine de Pizan e a educação de mulheres no alvorecer da modernidade. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 791–804, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63429. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63429. Acesso em: 20 abr. 2024.