SOB O ESPECTRO DA INTERSECCIONALIDADE: MULHER, NEGRA E PROFESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.59478

Palavras-chave:

Docência. Ensino superior. Feminismo negro. História de vida. Interseccionalidade.

Resumo

A pesquisa qualitativa de nível exploratório investiga a presença de mulheres negras na educação, examinando as interseccionalidades existentes nas experiências docentes. A análise da história de vida de uma professora universitária negra na perspectiva do lócus de enunciação estabeleceu-se a partir da interlocução com os marcadores de gênero e raça. O estudo revela que a escolha pela carreira docente se deu pelas restritas possibilidades de carreira e que a formação de professores tornou-se o seu foco de atuação. A intersecção de raça e gênero é visibilizada em episódios de discriminação no percurso educacional e profissional da professora entrevistada. A participação em coletivos configura um instrumento de resgate, valorização da cultura negra e conexão com a ancestralidade.

Biografia do Autor

Letícia Laureano dos Santos, Unilasalle

Mestranda em Educação. Bacharel em Administração de Empresas - habilitação em Recursos Humanos, Especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Especialista em docência de nível técnico. Possui experiência área Administração, com ênfase em Recursos Humanos e na área de educação em cursos técnicos e superior (tutoria EAD e presencial).Atualmente é estudante do curso de mestrado em educação (Bolsa Capes/PROSUC) na Linha de Pesquisa Educação, Gestão e Políticas Públicas, realizando em estudos relacionados a gênero, raça e educação.

Denise Macedo Ziliotto, Unilasalle/Canoas

Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle e no curso de Psicologia. Sua ênfase em ensino, pesquisa e extensão transita entre os campos da Psicanálise, Psicologia Social e Educação, pautando-se especialmente pelos seguintes temas: inclusão, políticas públicas e constituição subjetiva. É lider do grupo de pesquisa Diferença, Educação e Subjetividade Contemporânea e coordena projetos de extensão universitária. Representa o Conselho Regional de Psicologia no Conselho Municipal de Saúde de Canoas (RS).

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

SANTOS, Letícia Laureano dos; ZILIOTTO, Denise Macedo. SOB O ESPECTRO DA INTERSECCIONALIDADE: MULHER, NEGRA E PROFESSORA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 941–961, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.59478. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/59478. Acesso em: 16 abr. 2024.