OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55387Palavras-chave:
Pesquisa, infância, instituiçõesResumo
Compartilho neste texto um pouco da minha história e os caminhos percorridos na constituição de uma pesquisadora movida pelo desejo de investigar o que as crianças contavam sobre suas vivências em uma casa de abrigo, na tentativa de perceber como suas identidades iam sendo marcadas por essas vivências institucionalizadas. Ouvir as crianças, compreender suas manifestações e linguagens, não foram ações fáceis de realizar, pois em muitos momentos o adulto que habita em mim, não era capaz de compreender alguns gestos, manifestações e denúncias que eram feitas sem palavras. Hoje, compreendo que os caminhos que fui construindo para realizar uma pesquisa com crianças, orientaram meu fazer docente e meu fazer enquanto gestora escolar, os movimentos de escuta sensível, empatia e a busca inicial por compreender esse outro criança, adulto, estudante, professor, família foram me ensinando a ser educadora, professora, pedagoga, pesquisadora.Referências
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