A PEDAGOGIA VISUAL COMO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SIGNIFICAÇÕES DO CORPO E AS EXPERIÊNCIAS VISUAIS DOS ALUNOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55381

Palavras-chave:

Visualidade, Educação de surdos, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

Partindo do princípio de que as práticas pedagógicas embasadas na experiência visual contribuem para um melhor aprendizado dos alunos surdos, este estudo investigou o uso do corpo como estratégia de mediação pedagógica durante a implementação do protocolo do Livro Digital Acessível (LDA) em duas turmas de surdos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública de Duque de Caxias/RJ que adota como proposta pedagógica o Bilinguismo. Pretende-se neste texto analisar as representações visuais sobre o corpo enquanto suporte visual no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia desta pesquisa embasou-se na perspectiva histórico-cultural (FREITAS, 2002; SOUZA, 2001), com viés da pesquisa participante (TRIPP, 2005). Participaram do estudo três professoras da educação básica e quatro alunos surdos. Conclui-se que explorar o corpo enquanto recurso visual nas significações do mundo contribuiu para que os conteúdos fossem compreendidos pelos alunos; o corpo enquanto marca cultural carrega as impressões sociais e que a mediação pedagógica foi fundamental para que os assuntos abordados em aula fossem compreendidos.

Biografia do Autor

Ellen Midiã Lima da Silva Gomes, Univesidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGECC/UERJ). E-mail: ellenmidia@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8812-6529

Thaisy Bentes, Universidade Federal de Roraima

Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília. Professora do Curso Letras Libras Bacharelado da Universidade Federal de Roraima. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tradução e Interpretação Intermodal-TradIIn/UFRR. E-mail: thaisy.bentes@ufrr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4449-1927

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGECC/UERJ). Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). Co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação de Surdos – GESPES/UFOPA. Email: hector.calixto@ufopa.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4227-6625

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

GOMES, Ellen Midiã Lima da Silva; BENTES, Thaisy; DA SILVEIRA CALIXTO, Hector Renan. A PEDAGOGIA VISUAL COMO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SIGNIFICAÇÕES DO CORPO E AS EXPERIÊNCIAS VISUAIS DOS ALUNOS SURDOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1713–1731, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55381. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55381. Acesso em: 19 abr. 2024.