EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE – A CAMINHADA DESTA PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55372

Resumo

Resumo: Este artigo trata das contribuições da pesquisa: Experiências estéticas na educação infantil – práticas pedagógicas desenhadas pela arte. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de educação infantil da rede municipal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a partir da problemática: Que espaços e tempos são promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de experiências estéticas no cotidiano das crianças? Foi possível perceber que para a promoção de tempos e espaços que possibilitem experiências estéticas faz-se necessário educar o olhar e a escuta docente. Este é um trabalho que começa desde a formação do professor de educação infantil e ocorre também no exercício de sua prática.

 

Palavras-chave: Arte; Educação Infantil; Experiências Estéticas; Formação Docente.

Biografia do Autor

Andréia Haudt da Silva, UFPel

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Professora de Rede Municipal de Pelotas e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Maristani Polidori Zamperetti

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

DA SILVA, Andréia Haudt; POLIDORI ZAMPERETTI, Maristani. EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE – A CAMINHADA DESTA PESQUISA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 24–44, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55372. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55372. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA