LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS VOZES E DOS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DESTAS LINGUAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55363

Palavras-chave:

crianças, protagonismo, criação, leitura e escrita

Resumo

Este relato de experiências traz um recorte de propostas vividas no ano de 2019 em uma turma de Educação Infantil com faixa etária entre 5 e 6 anos (Pré-Escola II[i]), na rede municipal do Rio de Janeiro, em um EDI[ii], localizado na Zona Norte, entre as comunidades Jacarezinho e Manguinhos. As narrativas apresentadas aqui como estratégia metodológica, mostram que assim como com outras linguagens, a leitura e a escrita, podem ser, experimentadas em práticas cotidianas, não ficando restritas ao uso do papel. Portanto, a/o professor[iii]a/or com olhar e escuta sensíveis às expressões das crianças pode proporcionar experiências significativas para elas.

 

Biografia do Autor

Debora da Silva Cruz Conceição Cristina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense. Participa como ouvinte do grupo de pesquisa GEPPROFI.
Professora de Educação Infantil da SME-RJ, desde 2016. Entre 2014 e 2015, atuou como professora substituta, de Educação Infantil no CREIR (Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo, do Colégio Pedro II).
Pós graduada pelo Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica com Ênfase em Alfabetização, Leitura e Escrita (CESPEB) na UFRJ (2021).
No ano de 2018, teve participação nos grupos de estudos: Pedagogia Histórico e Crítica (UERJ -Maracanã) e Encontro de professores, de
Pós- Graduada em Administração e Supervisão Escolar pelo Instituto A Vez do Mestre, vinculado à universidade Candido Mendes(2013),
Graduada em pedagogia pela Universidade Candido Mendes (2009), Formada em Arte-Educação pelo Instituto de Artes TEAR (2010) e pelo Instituto FORMAE ( Formação profissional em Arte Educação, coordenada pelo arte educador Hélio Rodrigues- 2015).
Desde 2015, vem ministrando oficinas e palestras, além de participar de seminários e rodas de conversas sobre os seguintes temas: contação de história , práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, literatura infantil e ainda sobre letramento e alfabetização.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

CRISTINA, Debora da Silva Cruz Conceição. LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS VOZES E DOS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DESTAS LINGUAGENS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1390–1402, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55363. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55363. Acesso em: 29 mar. 2024.