IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54931

Palavras-chave:

Corpo. Performance. Subjetivação.

Resumo

Este ensaio poético se lança a tecer possibilidades de manifestações, vendo o corpo como uma importante imagem pedagógica. Notas poéticas são constituídas nesta escritura como aparatos de embate na disputa pelo direito de aparecer e habitar o presente. Performances dissidentes e contrassexuais poderão ser engendradas, entrevendo tessituras anárquicas que reivindicam outras formas de ação política.

Biografia do Autor

Robson Guedes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação.

Referências

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade; Tradução de Renato Aguiar. 8º ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. 1ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2018.

COURTINE, J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HARAWAY, D. Manifesto Cyborg: Ciência, Tecnologia e Feminismo Socialista no Final do Século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (organização e tradução). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PRECIADO, P. B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

SILVA, R. G. Biopolítica, precariedade e educação: um ensaio de pensamento com Butler e Foucault. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-17, ago., 2020a.

SILVA, R. G. Corpo, masculinidade, moda e biopolítica: apontamentos para uma genealogia da saia. Revista Periódicus, v. 1, n.13, mai.-ago., 2020b.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

SILVA, Robson Guedes da. IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1681–1696, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54931. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54931. Acesso em: 28 mar. 2024.