IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54931Palavras-chave:
Corpo. Performance. Subjetivação.Resumo
Este ensaio poético se lança a tecer possibilidades de manifestações, vendo o corpo como uma importante imagem pedagógica. Notas poéticas são constituídas nesta escritura como aparatos de embate na disputa pelo direito de aparecer e habitar o presente. Performances dissidentes e contrassexuais poderão ser engendradas, entrevendo tessituras anárquicas que reivindicam outras formas de ação política.
Referências
BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade; Tradução de Renato Aguiar. 8º ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. 1ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2018.
COURTINE, J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HARAWAY, D. Manifesto Cyborg: Ciência, Tecnologia e Feminismo Socialista no Final do Século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (organização e tradução). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, P. B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
SILVA, R. G. Biopolítica, precariedade e educação: um ensaio de pensamento com Butler e Foucault. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-17, ago., 2020a.
SILVA, R. G. Corpo, masculinidade, moda e biopolítica: apontamentos para uma genealogia da saia. Revista Periódicus, v. 1, n.13, mai.-ago., 2020b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional