IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Francisco Victor Macêdo Pereira, José Henrique de Almeida Cavalcante

Resumo


O artigo reflete sobre as aulas de língua inglesa como espaço de questionamento das práticas de preconceitos, discriminações e violências contra a diversidade identitária de gênero e sexualidade no contexto escolar. Objetivando analisar como as/os estudantes podem aprender e socializar a língua inglesa, e ao mesmo tempo desconstruir preconceitos e violências contra a diversidade de gênero e sexual, consideramos as seguintes hipóteses de trabalho: como a língua inglesa e o seu ensino, notadamente no contexto escolar, podem ser utilizados no enfrentamento a práticas discriminatórias e abusivas contra as populações LGBTQIA+? Que tipos de atividades podem se inserir nas aulas de inglês, a fim de oportunizar a desconstrução dessas práticas de abusos, discriminações e violências?

Palavras-chave


LGBTfobia na escola; ensino/aprendizagem de língua inglesa; reformulação curricular para o enfrentamento da LGBTfobia

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54781

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e-ISSN: 2359-6856

 


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