Narrar experiência(s): Construir sentidos sobre o formar-se professor
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54605Keywords:
Narrativa, experiência, formação de professoresAbstract
Neste texto apresento um relato de experiência que intenciona ratificar a potencialidade das narrativas de histórias de vida e formação no desenvolvimento de processos de formação de professores e na construção de pesquisas que investigam os modos como os sujeitos professores se formam. Inicio propondo que as narrativas de experiências de vida e formação são potentes para a emersão dos imbricamentos entre vida e formação e desse modo recorro as contribuições da Pesquisa (Auto)Biográfica como modo de conexão entre as narrativas e os processos de formação. Sequencio apresentando a narrativa de uma experiência que vivi ao cursar uma disciplina eletiva ofertada por um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade federal, localizada no estado do Rio de Janeiro. Emergem desta escrita/narrativa reflexões que nos possibilitam olhar os formatos engessados de formação que experienciamos e como estes se perpetuam no nosso modo de produzir conhecimento e ser professor, identificado, neste texto, como o escrito-repetido-do-lido.
References
BARREIRO, Cristhianny Bento; ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Métodos, metodologias e teorias nas pesquisas em educação: explorando sentidos das narrativas. In: BRAGANÇA, I; ABRAHÃO, M. H.; FERREIRA, M. (Orgs.) Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, p. 67-79, 2016.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin – 8° ed. revista – São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas v. 1).
BOURDIEU, Pierre. (Orgs.). A Miséria do mundo; sob direção de Pierre Bourdieu; com contribuições de Alain Accardo et. al. 17° ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação; tradução Mariza Correa. 9° ed. - Campinas, SP: Papirus. 1996.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.
CHARLOT, Bernard. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot. Entrevista concedida a Teresa Cristina Rego e Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 147-161, 2010.
CHARLOT, Bernard. Por uma sociologia do sujeito. In: CHARLOT, Bernard. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. 1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000, p. 33-49.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São aulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, 2013.
CUNHA, Maria Isabel da. Narrativas e formação de professores: uma abordagem emancipatória. In: SOUZA, E. C.; GALLEGO, R. (orgs.). Espaços, tempos e gerações: perspectivas (auto)biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 199-213, 2010.
CYRULNIK, Boris. Corra, a vida te chama: memórias; tradução Rejane Janowitzer. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013. [versão digital].
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, M.H.; PASSEGGI, M. (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I. – Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, p. 71- 93, 2012.
DOMINGO, Jesus; SIMAS, Vanessa França. Narrar o passado e pensar o futuro: possibilidades na formação inicial de professores através da escrita de si. Conhecimento e Diversidade, v. 10, n. 20, p. 62-83, 2018.
DUBET, François. Sociologie de l'expérience. Paris: Seuil, 1994.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico; tradução Paulo Neves; revisão da tradução Eduardo Brandão. 3° ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. Dimensões subjetivas, sociais e formativas do aporte (auto)biográfico em educação: alguns aspectos epistemológicos e metodológicos. Anais do VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, São Paulo, p. 1- 14, 2018.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência; tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. – 1° ed.; 4° reimp.; - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem; tradução Paulo Bezerra. – 2° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License