MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54604

Palavras-chave:

Música popular, Literatura, Ensino fundamental

Resumo

Este relato apresenta uma análise sobre a Música Popular Brasileira como ferramenta pedagógica de ensino para a introdução aos estudos literários em turmas do segundo segmento do ensino fundamental. Para discutir tal questão, um projeto foi iniciado em duas turmas de pré-adolescentes de uma escola da rede privada, na cidade de São Gonçalo, no ano de 2011. Tal projeto propunha estimular o conhecimento sobre Literatura a partir de letras de músicas articuladas com outras expressões artísticas como poemas e pinturas. A partir das aulas ministradas e das atividades realizadas pelos alunos foi possível compreender como a música contribui de maneira positiva para o envolvimento e o interesse dos alunos com relação ao conteúdo proposto.

Biografia do Autor

Eneida da Silva Fiori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Língua Portuguesa com Licenciatura em Letras Português-Inglês (FFP/UERJ); Especialista em Educação Básica, com ênfase em Gestão Escolar (FFP/UERJ); Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). 

Referências

ALVES, R. A gestação do futuro. São Paulo: Papirus, 1986.

BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. TRAD. PEREIRA, Maria Fernandina Galvão Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

CALDAS, W. A cultura político-musical brasileira . São Paulo: Musa Editora, 2005.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GUERRA, A.; CARVALHO, G. Interpretação e método: repetição com diferença. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2002.

MELO, C. Música Popular Brasileira e Literatura: Um Estímulo Interdisciplinar Através dos Textos. Pesquisa apresentada no IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. 2005. Disponível em: <http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho069.pdf>. Acessado em: 13 nov. 11.

MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MUSZKAT, M. et al. Música e Neurociências . Revista Neurociências. Vol. 8, No 2. Pág. 70-75, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. s/p. 2002. Disponível em: <http://www.hist.puc.cl/iaspm/mexico/articulos/Napolitano.pdf>. acessado em: 13. Nov.11.

PAIVA, A. et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2007.

RODRÍGUEZ, A. Musica y Literatura. Revista Archipielago. Ed. Universidad Nacional Autónoma de México. Vol. 13, No 47, s/p, 2005.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.

WISNIK, J. M. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras. 1999.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

FIORI, Eneida da Silva. MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1180–1194, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54604. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54604. Acesso em: 20 abr. 2024.