Os discursos inclusivos e seus efeitos sobre o discente normal: estratégias de governamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54598

Palavras-chave:

inclusão, normalização, sensibilização, governamento

Resumo

O artigo objetivou analisar os discursos da inclusão escolar, materializados em documentos oficiais, e a forma como operam estratégias de governamento sobre os sujeitos ditos normais. A partir dos estudos foucaultianos, especialmente dos conceitos-ferramentas de discurso e governamento, evidenciou-se um triplo movimento composto pela tríade reflexão – simulação – colaboração. No primeiro eixo observa-se que o discente dito normal é alvo de técnicas de reflexão que visam familiarizá-lo com a deficiência. Num segundo momento, ele passa a ser alvo de técnicas de simulação pautadas na lógica da diversidade. Já no terceiro eixo, observa-se a cultura da colaboração como outra forma de sensibilização à diversidade, visando uma convivência produtiva entre o sujeito normal e anormal.

Biografia do Autor

Camila Bottero Corrêa, Secretaria de Educação do Município de Rio Grande/RS

Professora de Educação Infantil no município de Rio Grande/RS e no Colégio Marista São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/FURG/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG/CNPq).

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). Editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

CORRÊA, Camila Bottero; LOCKMANN, Kamila. Os discursos inclusivos e seus efeitos sobre o discente normal: estratégias de governamento. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1094–1112, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54598. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54598. Acesso em: 28 mar. 2024.