Foucault e Merleau-Ponty: um breve ensaio sobre as relações entre corpo, meio ambiente e educação

Deborah Dornellas Ramos

Resumo


Este artigo se propõe a discutir as possíveis relações entre corpo, meio ambiente e educação, considerando as contribuições de Foucault e Merleau-Ponty. Merleau-Ponty contribuiu para uma revisão das noções de corpo e de corporeidade, considerando seu papel na constituição do sujeito mediante sua experiência como ser-no-mundo. Partindo de uma perspectiva foucaultiana, pode-se dizer que esse processo se realiza imerso nas relações de poder, as quais se refletem na subjetividade do sujeito e no seu corpo, sendo instrumentalizadas, no contexto escolar, mediante as concepções de educação e de mundo. As repercussões dessa dinâmica sobre as formas como nos relacionamos com o mundo pode ser mais trabalhada nas escolas pela Educação Ambiental como espaço para se experimentar a carne, considerando a continuidade entre o corpo e o mundo.


Palavras-chave


Corpo; Relações de poder; Educação; Meio ambiente

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54580

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e-ISSN: 2359-6856

 


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