O perigo da escrita: Michel Foucault, bell hooks e uma pesquisa feminista - inspirações que nos afetam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54578

Palavras-chave:

arte da escrita, Michel Foucault, bell hooks, pesquisa em educação, feminismo

Resumo

Neste texto, problematizamos a relação afetiva com a escrita a partir da entrevista “O belo perigo”, em que Michel Foucault conversou com Claude Bonnefoy. A entrevista inspirou nossa escrita de uma pesquisa em educação, relacionando-a também com bell hooks. Convocamos o campo da pesquisa feminista, voltado a investigar a produção de um coletivo de mulheres, na Baixada Fluminense, que é produzido com a música e com o audiovisual, visando a uma educação antissexista. Na fruição de episódios audiovisuais com bandas de roque, que entrevistam produtoras e musicistas, percebemos uma estética e conteúdos sobre feminismo, racismo, resistências e criações das mulheres na arte e na cultura, por meio dos quais buscamos dar corpo a uma “arte da escrita”, continente da pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Giovanna Marafon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Educação. Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Atualmente é vice-coordenadora do Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE - http://www.promovide.febf.uerj.br). Coordenadora da GIRA - Grupo de pesquisa em feminismos, relações raciais, deficiência e outras dissidências.

Yohanna Gomes de Souza Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante de Pedagogia FEBF. Bolsista de Iniciação Científica UERJ. 

Andrea Chiesorin Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Bolsista CAPES (2019-2020). Graduada em Psicologia com licenciatura e bacharelado pela Universidade Gama Filho (UGF). Especializada em Políticas Públicas e Cultura por Direitos (UFRJ) e em Acessibilidade Cultural (UFRJ). Pesquisadora integrante da GIRA - Grupo de pesquisa em feminismos, relações raciais, deficiência e outras dissidências.

Giordana Moreira Medeiros, Roquete Pense

Produtora Cultural. Fundadora da Roque Pense. Estudante do Bacharelado em Produção Cultural - IFRJ Nilópolis. 

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? (Coleção Feminismos Plurais - Coord. Djamila Ribeiro). Belo Horizonte: Letramento/ Justificando, 2018.

CARVALHO, Jean M. Foucault e a arte da escrita. In: FOUCAULT, M. O belo perigo. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7-11, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Tradução Heci Candiani. São Paulo: Boitempo, 2017.

FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”. Tradução Paula Siqueira. Cadernos de campo, São Paulo, n. 13, p. 155-161, 2005.

FOUCAULT, Michel. Conversa entre Michel Foucault e Claude Bonnefoy, 1968. In: O belo perigo. (Tradução Fernando Scheibe). Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 29-77.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41,1995.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. (Tradução Marcelo Cipolla). São Paulo: Martins Fontes, 2013.

hooks, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, Brasília, p. 193-210, 2015.

hooks, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. (Tradução Jamille Pinheiro). São Paulo: Elefante, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARQUES, Emanuele. S. et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, p. 1-6, 2020.

MUNANGA, Kabengele. Por que o racismo e suas práticas e qual é a responsabilidade social que se espera dos profissionais que lidam com as questões da sociedade? Revista Brasileira de Psicologia, 02 (núm. esp.), Salvador, p. 7-15, 2015.

OLIVEIRA, Fabio e RODRIGUES, Liliana. Por uma educação TRANSgressora e TRANSfeminista: possíveis enfrentamentos à produção das ausências através da disciplinarização e subjetivação. Aprender - Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano XII, n. 20, p. 83-102, 2019.

TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

MARAFON, Giovanna; ALMEIDA, Yohanna Gomes de Souza; NUNES, Andrea Chiesorin; MEDEIROS, Giordana Moreira. O perigo da escrita: Michel Foucault, bell hooks e uma pesquisa feminista - inspirações que nos afetam. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 914–934, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54578. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54578. Acesso em: 19 abr. 2024.