O perigo da escrita: Michel Foucault, bell hooks e uma pesquisa feminista - inspirações que nos afetam
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54578Keywords:
arte da escrita, Michel Foucault, bell hooks, pesquisa em educação, feminismoAbstract
Neste texto, problematizamos a relação afetiva com a escrita a partir da entrevista “O belo perigo”, em que Michel Foucault conversou com Claude Bonnefoy. A entrevista inspirou nossa escrita de uma pesquisa em educação, relacionando-a também com bell hooks. Convocamos o campo da pesquisa feminista, voltado a investigar a produção de um coletivo de mulheres, na Baixada Fluminense, que é produzido com a música e com o audiovisual, visando a uma educação antissexista. Na fruição de episódios audiovisuais com bandas de roque, que entrevistam produtoras e musicistas, percebemos uma estética e conteúdos sobre feminismo, racismo, resistências e criações das mulheres na arte e na cultura, por meio dos quais buscamos dar corpo a uma “arte da escrita”, continente da pesquisa em educação.References
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? (Coleção Feminismos Plurais - Coord. Djamila Ribeiro). Belo Horizonte: Letramento/ Justificando, 2018.
CARVALHO, Jean M. Foucault e a arte da escrita. In: FOUCAULT, M. O belo perigo. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7-11, 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Tradução Heci Candiani. São Paulo: Boitempo, 2017.
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”. Tradução Paula Siqueira. Cadernos de campo, São Paulo, n. 13, p. 155-161, 2005.
FOUCAULT, Michel. Conversa entre Michel Foucault e Claude Bonnefoy, 1968. In: O belo perigo. (Tradução Fernando Scheibe). Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 29-77.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41,1995.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. (Tradução Marcelo Cipolla). São Paulo: Martins Fontes, 2013.
hooks, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, Brasília, p. 193-210, 2015.
hooks, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. (Tradução Jamille Pinheiro). São Paulo: Elefante, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARQUES, Emanuele. S. et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, p. 1-6, 2020.
MUNANGA, Kabengele. Por que o racismo e suas práticas e qual é a responsabilidade social que se espera dos profissionais que lidam com as questões da sociedade? Revista Brasileira de Psicologia, 02 (núm. esp.), Salvador, p. 7-15, 2015.
OLIVEIRA, Fabio e RODRIGUES, Liliana. Por uma educação TRANSgressora e TRANSfeminista: possíveis enfrentamentos à produção das ausências através da disciplinarização e subjetivação. Aprender - Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano XII, n. 20, p. 83-102, 2019.
TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License