Cuidado de si e formação ético-estético-política: contribuições foucaultianas a um processo de pesquisa

Roney Polato de Castro

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar alguns dos modos como as teorizações foucaultianas afetaram um processo de pesquisa de doutorado em educação, com foco na formação docente, em uma disciplina do curso de Pedagogia que discute e problematiza as relações de gênero e sexualidades. A centralidade da argumentação apresenta as tentativas de aproximação com os últimos estudos de Michel Foucault sobre a ética e o cuidado de si. A noção foucaultiana de sujeito ético, que se constitui em práticas de si, de ação moral sobre si mesmo, foi uma ferramenta inquietante para pensar a formação docente com as atividades da disciplina, funcionando como um campo de constituição de sujeitos, ao instaurar relações das estudantes consigo mesmas, produzindo múltiplas subjetividades.

Palavras-chave


formação docente; cuidado de si; ética; Foucault; Pedagogia

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, Roney Polato de. Experiência e constituição de sujeitosdocentes: relações de gênero, sexualidades e formação em Pedagogia. (Tese – Doutorado em Educação). 2014.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

FISCHER, Rosa. M. Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. 9 ed. Trad. Mª Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.

FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Ditos & Escritos V. 2 ed. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 22 ed. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro, Graal, 2006b.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, Poder-Saber. Ditos & Escritos IV. 2 ed. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Vera Lúcia A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

GALLO, Silvio. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: GONDRA, J.; KOHAN, W. (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 177-189.

GROS, Frèderic. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 127-138.

GROS, Frèderic. Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 455-493.

KASTRUP, Virgínia.; TEDESCO, Silvia.; PASSOS, Eduardo. Introdução. In: ______. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 9-17.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad.: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LOPONTE, Luciana G. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. Tese (Doutorado – Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MISKOLCI, Richard. Estética da existência e pânico moral. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Figuras de Foucault. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 227-238.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

ORTEGA, Francisco. Da ascese à bio-ascese ou do corpo submetido à submissão do corpo. In: RAGO, Margreth; ORLANDI, Luis. B. L.; VEIGA-NETO, Alfredo. (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 139-173.

POL-DROIT, Roger. Michel Foucault: entrevistas. Trad.: Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. São Paulo: Graal, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: