Entre balões cheios e vazios: processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54573Palavras-chave:
Processos de subjetivação, Relações de poder-saber, Universidade, AssistênciaResumo
O objetivo deste artigo é abordar processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário, no recorte da assistência estudantil, seguindo as pistas da experiência de si. Para tal, compartilhamos uma situação de vivência universitária, Entre balões cheios e vazios, narrativa tecida na rede de relações institucionais, e historiada com recursos da linguagem literária. A partir dela, acionamos a discussão de produção de subjetividade com as ideias de Michel Foucault sobre poder, tomado em sua positividade. A narrativa expõe modos de ser que se produzem marcados por entendimentos individualizantes, num processo de assujeitamento, pelas relações de poder-saber, as quais se situam numa dimensão que é coletiva, social e institucional.
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