Entre balões cheios e vazios: processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54573

Palavras-chave:

Processos de subjetivação, Relações de poder-saber, Universidade, Assistência

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário, no recorte da assistência estudantil, seguindo as pistas da experiência de si. Para tal, compartilhamos uma situação de vivência universitária, Entre balões cheios e vazios, narrativa tecida na rede de relações institucionais, e historiada com recursos da linguagem literária. A partir dela, acionamos a discussão de produção de subjetividade com as ideias de Michel Foucault sobre poder, tomado em sua positividade. A narrativa expõe modos de ser que se produzem marcados por entendimentos individualizantes, num processo de assujeitamento, pelas relações de poder-saber, as quais se situam numa dimensão que é coletiva, social e institucional.

Biografia do Autor

Edileuza Santos do Nascimento Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Psicologia (2013) pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2016), e mestrado em Psicologia (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, na linha Processos de Subjetivação e Política. Desde 2014, é psicóloga da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo atividades no campo da assistência estudantil. 

Marcelo de Almeida Ferreri, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1992), mestrado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia e professor permanente do Núcleo de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, práticas psicológicas, assistência infanto-juvenil, direitos da infância e juventude. 

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

CRUZ, Edileuza Santos do Nascimento; FERRERI, Marcelo de Almeida. Entre balões cheios e vazios: processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 855–874, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54573. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54573. Acesso em: 23 abr. 2024.