Movimentos de contraconduta: o caso das beguinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54563

Palavras-chave:

Contraconduta, Estudos Culturais, Literatura, Michel Foucault, Pedagogia

Resumo

Este artigo analisa enunciados literários sobre mulheres que viveram no século XIII e estabeleceram formas de vida religiosa fora da estrutura da Igreja Católica no contexto das lutas antipastorais – as beguinas. O objetivo da análise é compreender como as lutas antipastorais dessas mulheres estão relacionadas a práticas conventuais que estão na gênese da pedagogia escolar. Sustentada nas noções de práticas disciplinares e práticas de contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault  e de literatura como uma narrativa sobre a vida examinamos enunciados sobre essas mulheres em um corpus de textos literários. A análise desenvolvida sugere que elementos dos modos de vida dessas mulheres foram recontextualizadas ao longo do tempo e incorporadas a pedagogia na modernidade.



Biografia do Autor

Rosângela Tenório de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada IV do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do CEda UFPE. 

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

CARVALHO, Rosângela Tenório de. Movimentos de contraconduta: o caso das beguinas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 836–854, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54563. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54563. Acesso em: 18 abr. 2024.