“ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.53584

Palavras-chave:

alienígena. Rebeldia e insurreição. Fabulação. Função da escola. Aluno-ideal.

Resumo

Os modos de pensar a função da escola são fabuladas entre vidas alienígenas, rebeldias e insurreições. Aqui, a força coletiva potencializa e cria rupturas além dos diagramas do poder e dos currículos traçados. Declara-se contra as pedagogias-engenheiras que, por projetarem os futuros, amarram todos os corpos curricularizados ao tempo presente, fabricando as imagens de aluno-ideal. Assim, a escola é apresentada em um paradoxo de educar para o amanhã ao mesmo tempo que limita os futuros compossíveis. Amparada na escrita fabulatória, pensa as rebeldias e insurreições estudantis como o cerne da própria escola. Não há função escolar que não perpasse as vidas de alunas e alunos. Por isso mesmo, a escola é uma luta constante que tenta afirmar a multiplicação da vida.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Prefeitura Municipal de Cariacica/ES

Professor da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Prefeituras Municipal de Viana/ES

Professor da Rede Municipal de Ensino de Viana/ES e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nayara Santos Perovano, Prefeitura Municipal de Serra/ES

Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Serra/ES e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

ROSEIRO, Steferson Zanoni; GONÇALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires; PEROVANO, Nayara Santos. “ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 190–209, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.53584. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/53584. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA

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