NOVOS ESPAÇOS DE AFETO E CUIDADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51915

Palavras-chave:

Pandemia, Tecnologia, Categorias, Grupos, Vínculo.

Resumo

As circunstâncias impostas pelo isolamento social em virtude da pandemia acarretaram  mudanças na dinâmica de um projeto denominado “Cuide-se”. Anteriormente de caráter presencial e depois se adequando para um modelo não presencial com uso de aplicativos de mensagens instantâneas e dispositivos de videochamadas. Objetivou-se com o projeto oferecer acolhimento aos estudantes. Utilizou-se dos pressupostos de Bardin (2011), da teoria do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005) e das relações de grupo de acordo com Lane (2003). Constataram-se grandes impactos relacionados à saúde mental dos estudantes e como estes interferem e prejudicam suas rotinas.

Biografia do Autor

Célio Moacir dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo /SEDU-ES

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais.

Janneyde Pascoal da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo /SEDU-ES

Especialização em Implementação e gestão de educação a distância /PIGEAD – UFF-RJ

Jair Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo.

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Campus São Mateus, ES, desde 2010. Docente da graduação e do Quadro Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica ou Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do CEUNES/UFES.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

DOS SANTOS, Célio Moacir; DA SILVA, Janneyde Pascoal; PAIVA, Jair. NOVOS ESPAÇOS DE AFETO E CUIDADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 98–115, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51915. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51915. Acesso em: 23 abr. 2024.