ALGUNS APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA EaD NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Astrogildo Luiz de França Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores
  • Charlles da França Antunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores
  • Marcos Antonio Campos Couto Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535

Palavras-chave:

EaD, tecnologia, Todos pela Educação, Sistema Nacional de Educação, COVID-19, coronavírus

Resumo

Em meio a atual crise do sistema capitalista, agora agravada pela crise sanitária mundial trazida à tona pela pandemia do Covid-19, um dos impactos gerados no âmbito educacional é o aumento vertiginoso da pressão no setor público e privado pela implantação da EaD em praticamente todos os níveis da educação básica e superior. O objetivo deste texto é apresentar um quadro básico que articule três elementos fundamentais deste processo. A forma com que o Estado Brasileiro vem organizando seu Sistema Nacional de Educação, a articulação desse Estado com o setor empresarial da educação privada e, ao final, alguns elementos que permitam situar a crítica a esta modalidade da educação como ponto de partida para pensar uma educação realmente necessária.

Biografia do Autor

Astrogildo Luiz de França Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

Departamenti de Geografia, Área de Ensino de Geografia

Charlles da França Antunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

Departamento de Geografia, Área de Teoria e Método

Marcos Antonio Campos Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

Departamento de Geografia, Área de Ensino de Geografia

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

de França Filho, A. L., da França Antunes, C., & Campos Couto, M. A. (2020). ALGUNS APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA EaD NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Tamoios, 16(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535