TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: MEMÓRIAS E RELATOS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.51841

Palavras-chave:

TICs. Narrativas. Ensino de Geografia. Prática docente

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos jovens estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, o presente artigo objetiva socializar reflexões acerca de saberes e fazeres de professores de Geografia na busca pela incorporação das TICs  como alternativa para o ensino. Para tanto, apoiados na história oral, buscou-se narrativas de professores atuantes na Educação Básica nas redes pública municipal e estadual de ensino no município de Cariacica-ES, dando visibilidade aos saberes e fazeres de profissionais na incorporação das TICs como alternativa de ensino. A pesquisa revela que para além das dificuldades impostas pela realidade social e da escola pública, as TICs apresentam-se como potentes alternativas de ensino e de inclusão social.

Biografia do Autor

Thiago Barcelos Pereira, Secretaria Estado da Educação - SEDU-ES


Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Especial e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto, Doutor em Educação, lotado no Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Univesidade Federal do Espírito Santo. Área: formação de professores, estágio supervisionado, ensino e aprendizagem, história oral, memórias e narrativas docentes.

Referências

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

PEREIRA, Thiago Barcelos; BORGES, Vilmar José. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: MEMÓRIAS E RELATOS DOCENTES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1418–1433, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.51841. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51841. Acesso em: 28 mar. 2024.