ANATOMOPOESIA – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DOS SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.46727

Palavras-chave:

Metodologia Angel Vianna, Educação pelo Movimento, Anatomia Humana, AnatomoPoesia

Resumo

O artigo é relato da experiência da pesquisa – AnatomoPoesia - sediada na Faculdade Angel Vianna/RJ, desde 2017, dentro da disciplina Anatomia Aplicada à Dança, lecionada pela autora. O objetivo geral deste artigo é apresentar a pesquisa AnatomoPoesia. Os objetivos específicos: contextualizar a fonte inspiradora da pesquisa – a Mestre Angel Vianna e sua metodologia; conceituar o que é AnatomoPoesia; refletir junto aos marcos teóricos sobre os conceitos que alicerçam a pesquisa.

Biografia do Autor

Vanessa Matos, Faculdade Angel Vianna

Professora de anatomia, fisiologia e cinesiologia aplicadas à Dança na Faculdade Angel Vianna/RJ, desde 2017. Pesquisadora da AnatomoPoesia - integração dos saberes entre ciência, arte, natureza e consciência corporal pelo movimento. Artista. Fisioterapeuta. Terapeuta Floral.

Referências

BOTELHO, Isaura et al. Entrevista com Angel Vianna. Revista Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, p.270-279, 2016.

CAMPBELL, Linda et al. Ensino e aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.

IMBASSAÍ, Maria Helena. Sensibilidade no cotidiano – Conscientização corporal. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1996.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.

MANCUSO, Stefano. Revolução das Plantas. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Workshpsy, 2001.

MELE, Claúdia. A produção de estados de presença através da Metodologia Angel Vianna. Psicologia USU – Saberes e Questões. Vol.1, nº1, p.o1-21. Rio de janeiro, 2019.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2002.

SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? MAMBERTI, Sérgio. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? P.15. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? VIEIRA, Jorge. O método Angel Vianna é a ontologia sistêmica. P.33-35. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, nº53, p.69-83,abril 2001.

TEIXEIRA, Leticia. Inscrito em meu corpo: Uma abordagem reflexiva do trabalho corporal proposto por Angel Vianna. UNI-RIO. Programa de pós-graduação. Mestrado e doutorado em teatro. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, 2008.

VIANNA, Klauss. A DANÇA. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

MATOS, Vanessa. ANATOMOPOESIA – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DOS SABERES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 695–725, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.46727. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46727. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências