IVALDO BERTAZZO, O MESTRE DO GESTO EXPRESSIVO: UM OLHAR PARA O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.46061

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Movimento

Resumo

O estudo do corpo na educação, enquanto elemento básico da formação e transformação do sujeito, raramente atravessa os processos formativos - docentes e discentes - e isso reflete a persistência de um lugar de silenciamento do corpo no cenário educacional. O corpo docilizado de Foucault (2009) é, ainda, uma realidade presente em muitas escolas brasileiras e isso reflete o quanto a educação precisa se movimentar nesse campo de discussão e ação. Atualmente já dispomos de estudos e práticas provenientes de diferentes áreas de conhecimento  - arte, dança, teatro, antropologia, biologia, filosofia, medicina, multiculturalismo etc.- que vêm contribuindo para contrapor à visão mecanicista do corpo, que o formatou segundo uma economia produtivista,  perspectivas outras que reorientam a compreensão do corpo a partir do protagonismo do mesmo nas interações com o mundo e na construção de realidades existenciais mais viáveis à vida humana e planetária. Os estudos de Ivaldo Bertazzo acerca da reeducação do corpo aparecem como um campo de investigação e conhecimento importantes para mobilizar o olhar para o corpo dinâmico, vívido, sensível e cognoscente na educação. Ao longo dos seus mais de 30 anos de pesquisa e estudo, “uma vida inteira dedicada a isso” como o mestre sublinha, desenvolveu um sólido trabalho na educação do corpo e transformação do gesto a partir da investigação do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica humana, que culminou na criação da Escola do Movimento em 1975 e no desenvolvimento do Método Bertazzo.

Biografia do Autor

Adriana Andrade Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF Colégio de Aplicação da UFRJ - Cap/UFRJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor de Orientação Educacional. Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II (2018). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Pesquisadora no projeto de pesquisa e extensão Refletindo com o Cotidiano da Escola do Colégio de Aplicação da UFRJ. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicomotricidade ( GEPEP) do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.

Referências

BERTAZZO, Ivaldo. Fases da vida: da gestação à puberdade. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2018. 224p.

BERTAZZO, Ivaldo. Gesto Orientado: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2014. 384p.

BERTAZZO, Ivaldo. Cérebro Ativo: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2012. 272p.

BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2010. 256p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 36ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

ALVES, Adriana Andrade. IVALDO BERTAZZO, O MESTRE DO GESTO EXPRESSIVO: UM OLHAR PARA O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 745–753, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.46061. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46061. Acesso em: 18 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.