A POTÊNCIA DO CORPO E DA CORPOREIDADE NAS PRÁTICAS E VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45830

Palavras-chave:

Corpo, Potência, Educação, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Todo corpo carrega em sua história marcas e saberes advindos de sua trajetória. Todas essas informações se movem em sintonia com a corporeidade do ser. O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da liberdade corporal nas escolas, bem como falar do expressar-se e descobrir-se em suas múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem. Estar aberto a observar sem interferir é como escolhemos perceber como o que acontece espontaneamente pode nos ajudar a dar passos na direção de uma educação mais potente e menos opressora. Acreditamos que é a partir da conscientização sobre uma corporeidade capaz de falar sem muitas vezes precisar usar palavras, que professores e alunos podem encontrar caminhos para uma educação mais viva e que vá além da sala de aula.

 

Biografia do Autor

Mariana Alonso López-López, UNIRIO/Gitaka

Educadora Física Psicomotricista Educacional Mestranda em Educação pela UNIRIO

Graciele Ribeiro Galdino, Grupo de Pesquisa GFPPD-UNIRIO

Licenciatura em Dança

Mestranda em Educação pela UNIRIO

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

LÓPEZ-LÓPEZ, Mariana Alonso; GALDINO, Graciele Ribeiro. A POTÊNCIA DO CORPO E DA CORPOREIDADE NAS PRÁTICAS E VIVÊNCIAS EDUCATIVAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 119–140, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45830. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45830. Acesso em: 28 mar. 2024.

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