CORPOS CHEIOS DE SI E DO OUTRO: ENCONTROS ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NA CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45803Keywords:
Corpo, Crianças, Adultos, Creche, Relações.Abstract
Este artigo tem como objetivo compartilhar reflexões que se produziram a partir de uma pesquisa monográfica realizada com crianças de dois anos, no contexto de uma instituição pública de Educação Infantil, na qual focalizamos as relações e sentidos que são mobilizados pelo corpo nos encontros entre crianças e adultos na creche. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação e registro em diário de campo, fotografia e entrevista com professoras da turma pesquisada. No diálogo com a empiria, destacamos os movimentos relacionais das crianças entre si, destas com os adultos e destes com as crianças. Os sentidos mobilizados pelo corpo nesses encontros passam por afeto, força, cuidado, cumplicidade, resistência, confiança, poder e controle.
References
ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
ARENHART, Deise; GUIMARÃES, Daniela; SANTOS, Núbia Oliveira. Docência na Creche: o cuidado na educação das crianças de zero a seis anos. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1677-1691, out./dez. 2018.
CORSARO, William. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. In: Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação. Vol. 26, maio/ago-2005. Campinas, SP: Cedes.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. O corpo dos bebês como lugar do verbo. In: ARROYO, M.; SILVA, M. R. (orgs.): Corpo Infância: exercícios tensos de ser criança.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lòczy. Araraquara, SP: JM Editora, 2004.
FERREIRA, Maria Manuela M. “A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos”- as crianças como atores sociais e a (re) organização social do grupo de pares no quotidiano de um Jardim de Infância. Porto: Universidade do Porto (tese de doutorado), 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histórias das violências nas prisões. 33ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
_________________. A ética do cuidado de si como prática da liberdade (1984) IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, vol V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GUIMARÃES Daniela. As relações entre os bebês e os adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. O corpo e a infância IN: KOHAN, Walter & KENNEDY, David (orgs). Filosofia e Infância: possibilidades de um encontro. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
KOHAN Walter. Infância: entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PINO, Angel. As marcas do humano –: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotsky. São Paulo: Cortez, 2005.
RAVEL, Judith. Nas origens do biopolítico de Vigiar e Punir ao pensamento da atualidade IN: GONDRA, José & KOHAN, Walter (orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo e movimento: alguns desafios para a Educação Infantil.Revista zero a seis, -. UFSC, Santa Catarina, v. 4, n. 5, p.1-11, jan/jul. 2002.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J. e GOUVEA, M. C. S. De (orgs). Estudos da Infância: educação e práticas sociais.Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
SILVA, Maurício Roberto. Trama Doce-Amarga: exploração do trabalho infantil e cultura lúdica.São Paulo: HUCITEC; IJUÍ: Unijuí, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License