O JOGO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: APRENDIZAGENS DE UM CORPO BIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790

Palavras-chave:

Corpo Biográfico, Jogo, Experiência Estética, Formação de Professores, Educação.

Resumo

Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais.  O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta.

 

Biografia do Autor

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas

Professora dos Cursos de Dança e Teatro Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

Cândice Moura Lorenzoni, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Camila Borges Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora substituta no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

KEMEL ZANELLA, Andrisa; MOURA LORENZONI, Cândice; BORGES SANTOS, Camila. O JOGO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: APRENDIZAGENS DE UM CORPO BIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 565–580, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45790. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45790. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático